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O Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente – CIFDPD é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Profissão Docente (EP3D/CNPq/UNEMAT) e Laboratório de Metodologia Científica (LMC/UNEMAT). Em sua primeira edição denominou-se “Seminário Internacional de Formação Continuada de Docentes em Serviço” e realizada entre 11 e 19 de maio de 2015, no âmbito do projeto PASEM-Programa de Apoia ao Setor Educacional do MERCOSUL, financiado pelo Banco Mundial via PASEM-CAPES. A realização foi em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC-MT).

Na primeira edição contou com mais de 250 participantes entre docentes da Educação Básica, docentes e estudantes universitários, Gestores Educacionais e comunidade, em geral e teve, também, a participação de docentes pesquisadores do MERCOSUL.

O foco do evento foi nos processos e práticas educacionais inovadoras e as perspectivas estratégicas no contexto do MERCOSUL: relevância e emergência da formação contínua; experiências e perspectivas em gestão; a implementação e avaliação de políticas; o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação na formação contínua em instituições do MERCOSUL.

Em 2016, o Seminário foi transformado em Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, para retomar a origem do grupo de pesquisa EP3D, que enfatiza a temática desenvolvimento profissional docente. Nessa edição mais de 300 profissionais, estudantes e pesquisadores brasileiros e da América Latina estiveram envolvidos. Nessa ocasião, também, a participação do Transmutare – Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR, deu início a um processo de cooperação institucional, como forma de aproximar os objetivos acadêmicos comuns entre os grupos de pesquisa, pois é objetivo de ambos a articulação entre áreas afins para a  ampliação de estudos e pesquisas com o intuito de divulgar, socializar e participar de eventos na esfera nacional, internacional na América Latina, Europa, América do Norte e Central, África e Ásia.

Desde 2016 o EP3D mantém parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCM/UNEMAT), sobretudo, para o comitê científico do CIFDPD. Assim, o Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente tem por finalidade:

1. Propiciar um espaço de discussão, reflexão e troca de experiências profissionais e de conhecimentos sobre a Profissão Docente, em especial: as temáticas de políticas da profissão docente, políticas educacionais, integração da teoria e prática em contexto da formação e do trabalho docente;

2. Aproximar pesquisadores nacionais e internacionais, proporcionando o estabelecimento parcerias e de rede de cooperação técnico-científica na área de formação e desenvolvimento profissional docente entre instituições nacionais e internacionais;

3. Tornar-se em locus de troca de experiências profissionais entre professores da Educação Básica e do Ensino Superior, acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação, gestores educacionais e pesquisadores das áreas de educação, ensino e afins, nacionais e internacionais;

4. Promover aproximações entre o currículo e as experiências educacionais no âmbito da profissão docente, para integração teoria-prática e formação serviço;

5. Discutir as potencialidades, fraquezas e perspectivas das relações entre as universidades e as Escolas da Educação Básica, para prospectar novos modelos de formação de professores, bem como, subsidiar a formulação de Políticas Públicas Educacionais.